TERMINAL:
Símbolo utilizado como ponto para indicar o início e/ou o fim do fluxo do programa.
SETA DE FLUXO DE DADOS:
Permite indicar o sentido do fluxo de dados. Serve exclusivamente para conectar os símbolos ou bloco existentes.
PROCESSAMENTO:
Símbolo ou bloco que se utiliza para indicar cáculos (algorítmos), a efetuar atribuições de valores ou qualquer manipulação de dados que tenha um bloco específico para sua descrição.
CONECTOR:
Utilizado quando é preciso particionar o diagrama. Quando ocorrer mais de uma partição, é colocada uma letra ou número dentro do símbolo de conexão para identificar os pares de ligação.
CONECTOR:
Específico para indicar conexão do fluxo em outra página.
PREPARAÇÃO:
Refere-se a um determinado grupo de operações não incluídas na diagramação bem como na elaboração de uma chave que modificará a execução de um determinado programa.
TECLADO:
Serão as informações recebidas ou fornecidas de ou para um computador.
DISPLAY:
Para informações exibidas por dispositivos visuais, vídeo ou monitor.
Fluxograma é uma ferramenta usada pelo profissional de análise de sistemas. Tem como finalidade descrever o fluxo, seja manual ou mecânico, especificando os suportes usados para os dados e as informações.
Usa símbolos convencionais, permitindo poucas variações. Representado por alguns dados, do processamento de dados e da saída de dados, acompanhados dos procedimentos requeridos pelo analista de sistemas, e a serem realizados pelo programador através do desenvolvimento do raciocínio lógico, o quel deverá solucionar o problema do programa a ser processado pelo computador.
Exemplo:
Muitos programadores preparam um programa iniciando com um fluxograma para demonstrar sua linha de raciocínio lógico, tendo por objetivo esclarecer a sequência de operações a serem efetuadas por um programa.
Esta técnica permite uma posterior codificação, praticamente em qualquer linguagem de programação.
Exemplo:
A técnica mais importante no projeto da lógica de programas é chamada: programação estruturada, a qual consiste em uma metodologia do projeto, objetivando:
1-Aglilizar a codificação da escrita da programação;
2-Permitir a verificação de possíveis falhas apresentadas pelo programa;
3-Facilitar as alterações e atualizações dos programas...
... e deve ser composta de 4 passos fundamentais:
1- Escrever as instruções em sequências ligadas entre si apenas por estruturas sequenciais repetitivas ou de selecionamento;
2-Escrever instruções em grupos pequenos ou combinados;
3-Distribuir módulos do programa entre os diferentes programadores que trabalharão sob a supervisão de um programador sênior;
4-Revisar o trabalho executado em reuniões regulares e previamente programadas.
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